A mágica da argila

As crianças geralmente desenham muito e esses desenhos transmitem aspectos importantes de sua subjetividade. Muitos psicólogos já estiveram atentos para essa particularidade do desenho infantil e muitos testes foram elaborados a partir dessa observação.

A justificativa teórica para a utilização do desenho no atendimento psicológico infantil diz respeito ao fato de que a criança, ao contrário do adulto, não está totalmente interessada pela expressão por meio da linguagem. As palavras muitas vezes lhe fogem e é comum a criança preferir marcar o papel com suas ideias frente à imaturidade no uso da linguagem.

Nesses casos é importante que o psicólogo saiba fazer uma "leitura do desenho infantil" a partir do que foi transmitido pela criança, e não o contrário. Não cabe ao psicólogo dizer o que ele pensa sobre o desenho, pois isso não servirá para que ele conheça melhor a criança e também a causa de seus sintomas. No atendimento psicológico é importante que conheçamos o sujeito a partir dele mesmo, e isso vale para adulto ou criança. Caso contrário o paciente viverá o papel de um personagem da história imaginada pelo psicólogo e dificilmente o atendimento surtirá efeitos importantes.

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